Conferência Estadual da Pessoa Idosa discute políticas públicas e aprova propostas

O Sintrasef participou como delegado nato da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, nos dias 30 e 31 do último mês de julho, na Capela Ecumênica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O evento abordou o tema “Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel nas Políticas Públicas”. Os diretores Jorge Tancredo e Waldir Gomes estiverem presentes em nome do sindicato.

Na conferência foram debatidas melhorias nas políticas públicas voltadas a terceira idade e a necessidade da inclusão dos idosos no Brasil. Diversas propostas foram aprovadas durante os dois dias de assembleia, dentre elas a criação do centro de saúde do idoso e enfermarias de geriatria nos hospitais estaduais. Essas propostas vão gerar um documento oficial.

O encontro abordou os seguintes eixos:

1 – Direitos Fundamentais na Construção e Efetivação das Políticas Públicas;

2 – Educação: assegurando direitos e a emancipação humana;

3 – Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa;

4 – Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Os subeixos trataram de Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.

Ao decorrer do ano, 60% dos municípios do Rio de Janeiro realizaram seus encontros, o que permitiu que 150 representantes de cada lugar participassem do evento na capital. As assembleias estaduais vão acontecer até este mês de agosto por todo o país.

Estas são uma preparação para a Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa que vai acontecer em Manaus, nos dias 17, 18 e 19 de novembro.

Deixe uma resposta