28 de outubro: servidor, parabéns pelo seu dia!

O Sintrasef parabeniza todos os servidores públicos federais, estaduais e municipais pelo 28 de outubro, Dia do Funcionário Público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. O servidor público é o alicerce de um país. A partir dele é que as principais instituições que compõem um estado moderno funcionam, levando cidadania, oportunidade e democracia para toda a população.

O Sintrasef orgulha-se de desde 1989 representar servidores federais da administração direta e indireta em mais de 60 órgãos públicos no Estado do Rio de Janeiro. Desde sua fundação, sempre se pautou nas tradições mais combativas do sindicalismo classista. Da rejeição ao imposto sindical à prioridade da mobilização da categoria como forma de luta, passando pelo apoio e a relação estreita com os movimentos populares, o Sintrasef se firmou como uma entidade de classe a serviço das transformações sociais. Sua história está ligada às principais lutas que o povo brasileiro travou em defesa de seus direitos durante esses tempos.

Em 2019, o governo federal encabeçado pelo presidente Jair Bolsonaro tem colocado em prática uma série de ataques contra os servidores, muitas vezes literalmente culpando-os pelos infortúnios do país. Esse não é o caminho de paz e prosperidade que o Brasil precisa. Ao contrário, o papel do governo é garantir remuneração justa, carreiras consolidadas e condições de trabalho dignas às mulheres e homens atuantes no serviço público do nosso país.

Os servidores públicos estarão onde sempre estiveram: a favor do Brasil. A favor do conjunto de uma população plural que no dia a dia constrói o país com muito trabalho e pouco reconhecimento. Lutaremos contra o desmonte do Estado e exigimos a consolidação de um Brasil com serviços públicos gratuitos e de qualidade, com respeito ao servidor público e aos seus direitos trabalhistas merecidos e duramente conquistados.

Deixe uma resposta