28 de Outubro – Dia do Servidor Público: servidores nas ruas pela reconstrução do Brasil

 

Entidades de servidores públicos convocam todos a participarem de manifestações pela reconstrução e transformação do Brasil por meio do fortalecimento dos serviços públicos nesta sexta-feira (28/10), Dia do Servidor Público.

Em todos os estados devem acontecer atividades com panfletagem e diálogo com a sociedade. As entidades destacam a importância da luta em defesa dos serviços e políticas públicas que vem sofrendo ataques e cortes orçamentários preocupantes ao longo dos últimos quatro anos de governo Bolsonaro.

Os servidores lutam por serviços públicos de qualidade. Se você não é atendido, se a fila está grande, se não tem merenda escolar, a culpa é do governo, que busca esvaziar e privatizar os serviços prestados a toda a população.

A luta contra a reforma Administrativa de Bolsonaro-Guedes, da PEC 32, é um dos destaques das atividades desse Dia do Servidor. Uma “reforma” que permite aos políticos contratar cabos eleitorais em vez de servidores concursados e passarem a cobrar por tudo, inclusive no SUS e na escola pública.

 

Eleição

 

Para muitos especialistas, essas eleições são uma das mais importantes dos últimos tempos. Há em disputa a retomada de avanços sociais importantes vivenciados pela sociedade que incluem a necessidade de discutir temas como a EC 95/16, do teto de gastos, e passa também pelo debate da reforma Administrativa (PEC 32/20). Ambas, pautas que afetam diretamente servidores e serviços públicos.

A realidade da política implantada para o setor público nesse governo é a de arrocho salarial, menos concursos e sucateamento do serviço público. O governo Bolsonaro atingiu a menor marca da história em gasto com pessoal e pretende reduzir ainda mais.

Para o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, o foco dos servidores federais deve continuar sendo o de defender os serviços públicos brasileiros. “Queremos resgatar políticas públicas, concursos públicos, resgatar direitos”, defende. (Com agências)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *