2020: confira o calendário de atuação e luta dos servidores no 1º trimestre

O ano de 2020 aparenta não ser diferente de 2019 para os servidores. Traumático, com forte ataque ao setor público, seguindo a rota que em 2019 viu a extinção do Ministério do Trabalho, o desmonte dos setores da Cultura, a redução do SUS e dos orçamentos da Saúde e da Educação, e as ameaças a servidores de diversos órgãos, como os da Ciência e Ambiente.

Para enfrentar esse cenário desafiador, a Condsef/Fenadsef, pela primeira vez em seus 29 anos de história, construiu uma unidade inédita em sua base, a maior do Executivo Federal, no seu XIII CONCONDSEF e IV CONFENADSEF, realizado em novembro.

É com essa disposição de enfrentar os obstáculos que estão por vir que a entidade já aponta o calendário de atividades do 1º trimestre. São diversas atividades de mobilização que vão preparar a categoria a participar, no dia 18 de março, do Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público, Estatais, Emprego e Salário.

A participação ampla da categoria em nosso calendário de mobilização é fundamental. É fundamental levar nossas reinvindicações para cada local de trabalho e promover um diálogo permanente com a sociedade, esclarecendo o que é a EC 95 (congela investimentos públicos por 20 anos) e as PECs 186 (ajuste fiscal permanente), 187 (atividades agropecuárias em reservas indígenas), 188 (extinção de municípios), além da MP 905 (reforma trabalhista).

Vamos chamar nossa categoria para o calendário de lutas das três esferas – federal, estadual, municipal, e também do setor privado. “Nossa luta é permanente e no 1º trimestre vai culminar com a greve de 18 de março. Vamos juntos em defesa dos nossos direitos e por serviços públicos de qualidade para o Brasil”, convoca Sérgio Ronaldo, secretário-geral da Condsef/Fenadsef.

 

Confira o calendário de mobilização abaixo:

Janeiro

– 6 a 31, assembleias nas bases preparando a Campanha Salarial 2020 e o diálogo com parlamentares;

– 23, encontro nacional do Departamento de Aposentados e Pensionistas da Condsef/Fenadsef, em Brasília;

– 24, mobilização pelo Dia Nacional do Aposentado;

 

Fevereiro

– 11, reunião do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE), em Brasília;

– 12, lançamento da Campanha Salarial 2020 e ato das centrais sindicais na Câmara dos Deputados, em Brasília;

– 13, plenária nacional da Condsef/Fenadsef;

 

Março

– 8, dia internacional de luta da mulher trabalhadora;

– 18, dia nacional de luta em defesa do serviço público, empresas estatais, empregos e salários, soberania, defesa da Amazônia, agricultura familiar, protestos, mobilizações e greves.

Deixe uma resposta