20 de Novembro de reflexão! Sintrasef repudia comportamento racista do governo federal

Os servidores federais no Estado do Rio de Janeiro refletirão neste 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, sobre a realidade da população negra no país. Passados 131 anos da assinatura da Lei Áurea, a condição dos afrodescendentes no Brasil é tão crítica quanto nos tempos da escravidão.

O atual governo federal, a começar pelo próprio presidente Jair Bolsonaro, é racista implícita e explicitamente em atos de governo e falas pessoais, comportamento inaceitável em um país em que a Constituição Federal prega a igualdade de direitos e oportunidades para todos os cidadãos.

A administração federal tenta minimizar a data e rever o feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares, assim como tenta manipular dados para também rever políticas de reparação histórica, como as cotas raciais em instituições de ensino.       

Grande parte dos servidores públicos, dos trabalhadores e da população brasileira é negra, componente vital na mistura que faz a excelência do povo brasileiro e as potencialidades deste país. O Sintrasef orgulha-se de Zumbi dos Palmares e repudia qualquer ato de discriminação racial, principalmente nos órgãos públicos federais.

Deixe uma resposta